EducaçãoOlimpíadas de Atualidades Guten

5 de outubro de 2016

Vinícius Tenório é um menino muito curioso e vê a leitura como uma forma de explorar seus assuntos prediletos, como jogos, tecnologia e astronomia. Ele tem 10 anos e estuda no Colégio Pentágono. No semestre passado, ele e seus colegas de turma aceitaram o desafio de testar suas habilidades leitoras e participaram da primeira edição...

Vinícius Tenório é um menino muito curioso e vê a leitura como uma forma de explorar seus assuntos prediletos, como jogos, tecnologia e astronomia. Ele tem 10 anos e estuda no Colégio Pentágono. No semestre passado, ele e seus colegas de turma aceitaram o desafio de testar suas habilidades leitoras e participaram da primeira edição das Olimpíadas de Atualidades Guten – jogos semanais que avaliam a leitura de textos publicados no Guten News. Com 2710 pontos, Vinícius conseguiu atingir o 16° lugar no ranking, levando para casa um certificado de participação, além dos prêmios para os melhores colocados. Para conquistar esse feito, o garoto precisou traçar estratégias de estudo que ele vem aperfeiçoando para conseguir um resultado ainda melhor na segunda edição das Olimpíadas Guten, que já começaram!

“Eu lia e depois relia, vendo as partes que não tinha entendido”, conta Vinícius sobre uma de suas estratégias no semestre passado. “Tinha que reler e prestar muita atenção para poder responder as perguntas”, lembra o aluno. Como não quer ficar de fora do topo do ranking, o menino já está preparado para o próximo desafio: “eu estou lendo os textos que eu ainda não li e que acho que podem cair na Olimpíada. Uma [matéria] que eu acho que vai cair é de receitas”, arrisca o aluno.

Tinha que reler e prestar muita atenção para poder responder as perguntas

Sobre a segunda edição, a mãe de Vinícius, Luciane Tenório, já adianta: “eu acho que ele vai se interessar mais, porque ele falou que precisa melhorar a pontuação dele, que precisa conseguir um ranking melhor”. Segundo ela, o fato de ser um jogo faz toda a diferença para cativar o interesse do filho: “Eu achei interessante e abrangente tem algumas questões de lógica e raciocínio. Ele gosta do estímulo que o jogo traz, quer saber se está certo. Essa empolgação toda é diferente de uma leitura só feita por ele mesmo, sem um retorno”. Isso porque, no caso da Olimpíada, o aluno também compara seus resultados com seus amigos. “Essa comparação dá um certo estímulo, ele quer sempre melhorar”, ela diz.

shutterstock_457228048
Eu acho que ele vai se interessar mais, porque ele falou que precisa melhorar a pontuação dele. Créditos: Shutterstock

Como o meu filho pode participar?

Assim como Vinícius outras crianças também podem testar suas habilidades leitoras, a partir da Olimpíada de Atualidades Guten, que já está no ar e ficará disponível até o dia 21 de novembro. O desafio é direcionado aos alunos do Ensino Fundamental que cursam entre 4° e 9° ano. Ler ou reler os textos do Guten News com atenção é o segredo para conseguir uma boa pontuação! Além do certificado de participação, os primeiros 25 colocados no jogo serão premiados com livros e outros presentes que fomentem a leitura.

Para participar, as crianças devem criar seu cadastro no Guten News e acessar a aba do aplicativo denominada “Olimpíada”. Com isso, já estarão prontos para o início dos jogos!

A segunda edição das Olimpíadas de Atualidades Guten está dividida em três etapas: Mundo das Plantas, Mundo do Gelo e Mundo Espacial. A cada etapa, abrem-se quatro fases nas quais os jogadores têm duas chances de responder às questões. As etapas e as fases serão lançadas gradualmente: uma nova etapa a cada quatro semanas e uma nova fase toda semana. O que acha desse desafio? Contamos com você para ajudar a incentivar a leitura dos pequenos!

sem-titulo

Para mais informações, acesse o site e o regulamento.

 

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: