EducaçãoOlimpíada Guten: Escolhas pedagógicas

17 de setembro de 2018

Você, educador, que convocou os seus alunos para participarem da Olimpíada Guten, já deve ter visto que a 5ª edição do desafio de leitura e atualidades está incrível! Conversamos com a equipe da Guten para entender saber mais sobre o planejamento do evento e mostrar alguns pontos de destaque que fazem toda a diferença para...

Você, educador, que convocou os seus alunos para participarem da Olimpíada Guten, já deve ter visto que a 5ª edição do desafio de leitura e atualidades está incrível!

Conversamos com a equipe da Guten para entender saber mais sobre o planejamento do evento e mostrar alguns pontos de destaque que fazem toda a diferença para engajar os estudantes, fazer com que eles se divirtam ainda mais. A gestora pedagógica, Leticia Reina, e a coordenadora pedagógica, Helen Sangion destacaram os seguintes pontos:

1 – A importância da narrativa:
O papel da narrativa na gamificação é engajar o aluno em uma história que tenha começo, meio e fim, de modo que o aluno tenha uma missão, um objetivo, uma meta. A narrativa envolve de modo que ao aluno sinta-se como um personagem, que faz parte do jogo. E portanto, torna-se protagonista da história. Nessa edição, a missão do aluno é ajudar a repórter, Melissa Schröder, a encontrar o irmão, André, que é editor-chefe do Guten News. Dessa forma ele se vê dentro de um contexto e a experiência se torna ainda mais divertida.

2 – Mais interativa do que nunca:
A interatividade é inerente à narrativa, uma vez que a história caminha de acordo com as ações realizadas pelos alunos. A interação se dá de modo que o jogador se sinta desafiado, que cumpra etapas e que tenha feed-backs imediatos do seu desempenho. Conforme o aluno se desenvolve no jogo, ele vai chegando mais perto de desvendar o mistério do desaparecimento do editor-chefe.

3 – Toda trabalhada no design:
O design é pensado para facilitar a jogabilidade e a interação do jogador com a plataforma, guiando o aluno para o seu objetivo. Sabemos que os usuários não se prendem tanto à leitura de instruções muito extensas, por isso, o design é fundamental para fazer com que o caminho do aluno no jogo seja fácil, de forma orgânica e intuitiva. Além disso, na Olimpíada, cada detalhe da arte foi desenvolvido para ajudar o usuário no processo de imersão da história.

4 – Ranking e premiação:
O ranking promove uma competição saudável, em busca do crescimento como leitor e estimula a participação do aluno. A pontuação a cada etapa mostra o desempenho do jogador como leitor e o ranking permite que o estudante veja o desenvolvimento dos colegas no jogo. Isso é um incentivo para que os usuários se dediquem ao jogo, vendo que se trata de algo praticado pelos amigos também. O prêmio dado ao final da Olimpíada é uma forma de reconhecimento simbólico pelo esforço e dedicação do aluno.

A Olimpíada já está no ar! Se seus alunos ainda não estão participando, compartilhe com eles o link www.gutennews.com.br/olimpiada.

* Atenção: a primeira fase da Olimpíada fica aberta apenas até o dia 01 de outubro!

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.