Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Novo Ensino Médio: desafios e escolha de carreiras

Novo Ensino Médio: desafios e escolha de carreiras

13 julho 2021
5 minutos
Post modificado em:
19/9/2022

Eduardo Deschamps, Elaine Lima e Monique Evelle participaram da mesa “Novo ensino médio: apoiando a autonomia e escolha de carreiras". O encontro aconteceu durante o congresso digital gratuito para educadores, Conversas que Transformam.

Neste papo, os convidados abordaram os principais desafios que envolvem a Lei nº 13.415, de 2017, que institui o Novo Ensino Médio. Além disso, também abordaram os caminhos para que os educadores possam auxiliar os estudantes em sua autonomia e escolha de carreira. Confira os principais pontos da conversa!

Itinerários formativos e projetos de vida

O primeiro pilar do Novo Ensino Médio é a flexibilização de currículo. Visando abranger as diferentes realidades da juventude, o Novo Ensino Médio propõe que a carga horária a ser cumprida inclua 1.200h dedicadas a uma área de interesse escolhida pelo aluno. Essa escolha acontece de acordo com suas preferências e possibilidades de carreira e são os itinerários formativos.

Neste modelo, o protagonista é o estudante que poderá trabalhar com mais possibilidades de escolha e ganhará maior autonomia para pensar seus projetos de vida. Dentre as opções, está a formação técnica profissional, destacada pelo professor Eduardo Deschamps como uma possibilidade positiva para a porcentagem de alunos que terminam o ensino médio sem perspectiva ou interesse em seguir com ensino superior.

Nossos convidados também destacaram a importância do professor neste novo processo. O educador terá o papel de auxiliar os estudantes em suas escolhas e possibilidades, escutando-os ativamente e estimulando o caminho autônomo.

Principais desafios do Novo Ensino Médio

- Estrutura

Uma das principais novidades trazidas pela lei é a educação em tempo integral. Ou seja, a lógica de que a educação pode acontecer em outros ambientes, para além da escola, desde que haja intencionalidade pedagógica. Entretanto, pairam dúvidas quanto à aplicação da educação em tempo integral em escolas com pouca estrutura, como no caso das escolas públicas.

- Aplicação

Por ser uma medida pouco prescritiva ainda há bastante dúvida quanto à implementação e as possibilidades que as escolas terão. Os convidados destacam que caberá às escolas buscarem por alternativas de inovação que estejam alinhadas à reforma e aos interesses dos estudantes.

- Formação e preparação de docentes

Não existe ensino sem aprendizagem. O Novo Ensino Médio exige uma mudança de mentalidade e os professores necessitam de preparação para isso. Portanto, o indicado é que os professores busquem o quanto antes por essas formações. Assim, o processo de transição será mais tranquilo.

Empreendedorismo e Autonomia

No Novo Ensino Médio, a autonomia dos estudantes será valorizada e estimulada. Assim, há uma grande preocupação em desenvolver nos estudantes as competências socioemocionais. Essas competências são essenciais para que os estudante se tornem aptos para realizar suas próprias escolhas. Entre as competências está a resolução de problemas, destacada pelos convidados como algo essencial para gerar o espírito empreendedor nos estudantes, outra preocupação da reforma.

A convidada Monique Evelle destacou a importância do empreendedorismo no desenvolvimento da criatividade e proatividade dos estudantes. Além disso, ela ressaltou o papel da escola no estímulo dessas habilidades.

Enem e o Novo Ensino Médio

Até o momento não há uma matriz curricular para os itinerários, o que têm gerado bastante angústia entre os estudantes quanto ao Enem. Elaine Lima, gestora escolar, ressalta que as escolas que já estejam trabalhando nas mudanças previstas não terão grandes preocupações.

A princípio, as mudanças serão graduais. Portanto, o importante é que habilidades essenciais para uma boa prova, como a investigação científica, sejam estimuladas desde já. Contudo, salientamos que não há previsão para mudanças na prova até o momento.

Confira o papo na íntegra:

Planilha gratuita

Planilha Novo Ensino Médio

Um único material para você desvendar a implementação da reforma em sua escola.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
link para baixar planilha sobre novo ensino médio

Planilha gratuita

Planejamento do Novo Ensino Médio nas Escolas

Um único material para você desvendar a implementação da reforma em sua escola.

Você pode gostar também

Educação

Cinema na sala de aula: como aplicar

Veja como usar o cinema na sala de aula e a entenda a importância de usar filmes para o processo de ensino e aprendizagem.

Continuar
Educação

Dinâmica de acolhida para professores: 10 ideias

Tenha em mãos exemplos de dinâmica de acolhida para professores para a gestão escolar aplicar na escola.

Continuar