EducaçãoNovo desafio para a sala de aula

19 de outubro de 2016

Aliar reportagens e jogos para engajar as crianças no desenvolvimento do hábito da leitura é a missão do Guten News, que você já conhece. Agora, imagine tudo isso de um jeito ainda mais desafiador! É isso o que os seus alunos encontrarão nas Olimpíadas de Atualidades Guten, jogos especiais lançados semanalmente para avaliar os conhecimentos...

Aliar reportagens e jogos para engajar as crianças no desenvolvimento do hábito da leitura é a missão do Guten News, que você já conhece. Agora, imagine tudo isso de um jeito ainda mais desafiador! É isso o que os seus alunos encontrarão nas Olimpíadas de Atualidades Guten, jogos especiais lançados semanalmente para avaliar os conhecimentos dos nossos pequenos leitores a respeito sobre várias edições do Guten News. Os participantes são classificados de acordo com a sua pontuação em um ranking com outros leitores do Brasil inteiro. Ao final da Olimpíada Guten, os melhores colocados serão premiados com livros e outros prêmios de incentivo à leitura.

Você professor pode estar se perguntando agora “como eu posso aplicar isso em sala de aula?” Para responder essa pergunta, o gutenblog conversou com a professora Alessandra Pellicciari, de Tecnologia Educacional, do Colégio Pentágono, em São Paulo. Alessandra incentivou sua turma do 5° ano a participar da Primeira Edição da Olimpíada Guten e teve 19 dos seus alunos entre os melhores colocados no ranking. Tudo começou quando Alessandra descobriu o desafio por meio de um aluno, um jogador assíduo do Guten News. “Eu comecei a falar para todos participarem. Durante algumas aulas, nós entrávamos na Olimpíada juntos e eles foram adorando participar”, explica a educadora. “Cada vez que tinha um ranking diferente, eu imprimia e colocava aqui no mural deles”, comenta a professora sobre a estratégia utilizada para motivar os alunos. “O que chama mais a atenção é isso da classificação. Os temas também são atuais e os alunos acabam aprendendo muito”, explica.

“Cada vez que tinha um ranking diferente, eu imprimia e colocava aqui no mural deles”

Na dinâmica organizada pela professora, os alunos do Pentágono respondiam as questões, geralmente, uma vez por semana no laboratório da escola e também em casa. A coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Pentágono, Adriana Bulbovas Melo, diz que a escola já adotava os textos do Guten News no planejamento das aulas. “Quando o Guten [News] veio com uma proposta de Olimpíada de leitura de texto e interpretação, isso agregou um valor ainda maior”.

guten-news

As bases pedagógicas

“O hábito da leitura gera comprometimento e amplia o repertório do aluno”

Os desafios das Olimpíadas são criados pelo time pedagógico especializado da Guten e, segundo a coordenadora da equipe, Leticia Reina, eles são essenciais para ajudar na empreitada dos educadores que buscam o incentivo à leitura de seus estudantes. “As Olimpíadas ajudam a criar o hábito de ler temas atuais, todos os dias. “O hábito da leitura gera comprometimento e amplia o repertório do aluno. Possibilita ainda o desenvolvimento da postura crítica e sem dúvida, melhora a produção escrita!”, afirma a coordenadora pedagógica.

Cada pergunta da Olimpíada é elaborada em um nível de dificuldade diferente: “as questões mais difíceis estão relacionadas à identificação do tema central das matérias com assuntos mais complexos. Outras perguntas buscam uma interpretação mais pontual de algum aspecto tratado e é considerada de nível médio ou fácil”. A partir da Olimpíada, é possível trabalhar com diversas habilidades leitoras. “Elas são trabalhadas de modo que os alunos desenvolvam a capacidade de perceber os temas das matérias abordadas, os fatos mais marcantes, as diferenças existentes entre fato e opinião, a relação entre termos”.

A coordenadora da Guten também dá dicas para os educadores que querem introduzir essa atividade em classe: “os professores podem criar o dia da semana para que os alunos respondam a Olimpíada. São cinco questões por semana, portanto os professores podem reservar um horário uma vez por semana, durante 30 minutos, por exemplo, para que os alunos entrem nas questões e respondam. É importante lembrar para as crianças que a leitura deve ser constante e que acontece também em casa, pois são dez matérias por semana! A leitura deve acontecer antes de clicar na abertura da etapa. Eles podem ler duas matérias por dia, de segunda a sexta-feira”.

shutterstock_61795420

Ficou com vontade de desafiar seus alunos? A segunda edição das Olimpíadas já está no ar e ficará disponível até o dia 20 de novembro. Veja mais detalhes no site

 

 

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: