EducaçãoMelhores Livros de História do Brasil: Aprenda tudo sobre o nosso país

15 de novembro de 2017

No dia 15 de novembro celebramos a Proclamação da República no Brasil, quando – no final do século XIX – um movimento político-militar destituiu o imperador D. Pedro II e deu início a novos capítulos da nossa história. Discutir essas e outras passagens da nossa história é papel fundamental da escola e de qualquer pessoa...

No dia 15 de novembro celebramos a Proclamação da República no Brasil, quando – no final do século XIX – um movimento político-militar destituiu o imperador D. Pedro II e deu início a novos capítulos da nossa história. Discutir essas e outras passagens da nossa história é papel fundamental da escola e de qualquer pessoa que queira construir um mínimo de senso crítico. E para te ajudar nessa jornada, listamos os 5 melhores livros de História do Brasil na nossa opinião.

Melhores livros para entender a história do Brasil 

O Sítio no Descobrimento, de Luciana Sandroni

Em “O Sítio no Descobrimento”, Luciana Sandroni – admiradora e estudiosa da obra de Monteiro Lobato – leva a turma do Sítio do Picapau Amarelo para explorar a verdadeira história do “descobrimento” do Brasil. No período de férias escolares, Pedrinho chega ao Sítio bem esquisito. Troca as aventuras pela mata por dias inteiros na biblioteca da avó. O que ele aprendeu na escola também o deixou cheio de dúvidas! Será que Pedro Alvares Cabral chegou por nossas terras de propósito? Para ajudá-lo, Emília consegue levá-lo ao passado, até as caravelas portuguesas. Ideal para leitores iniciantes, o livro empolga tanto pela qualidade literária quanto pelo potencial educativo.

Hans Staden: viagens e a aventuras no Brasil, de Luiz Antonio Aguiar

Narrado num estilo jovem e acessível, Luiz Antonio Aguiar realiza em “Hans Staden: viagens e aventuras no Brasil” uma adaptação dos diários de viagem do explorador Hans Staden sobre os primeiros anos da exploração portuguesa nas terras que hoje pertencem ao Brasil. Pelo ponto de vista do explorador alemão, descrevendo seu cativeiro em 1552 entre os tupinambás no litoral de São Paulo, vemos um pouco da cultura dos indígenas brasileiros, o canibalismo, os rituais de guerra e de fé. E justamente por ser um livro sob a ótica  de um estrangeiro que se torna tão interessante de se ler e sem dúvida é um dos melhores livros de história do Brasil.

A herança africana no Brasil, de Daniel Esteves, Wanderson e Wagner de Souza

 

 

 

 

 

 

Não foi só da exploração europeia e da extinção de boa parte da população indígena que se construiu o Brasil, também os povos africanos tiveram grande participação, seja como escravizados durante séculos, seja na formação na cultura e do povo brasileiro. No entanto, essa parte de nossa história é quase sempre negligenciada. Neste livro, em um belo e dinâmico formato de HQ, Daniel Esteves, Wanderson de Souza e Wagner de Souza contam um pouco da história de trabalho, sofrimento, perseguição e resistência dos povos de origem africana no Brasil. É um dos melhores livros para entender a história do Brasil a partir dos seus ancestrais. 

O sonho chamado Brasília, de Luiz Bras

Um menininho de 8 anos chamado Oscar dá uma volta de carro com o seu pai pela Capital Federal logo após aprender na escola que o plano piloto do local foi criado pelo urbanista Lúcio Costa. Logo ele com o pai chamado… Lúcio Costa! Numa narrativa leve e extremamente divertida, os personagens de Luiz Bras contam ao leitor um pouquinho da história da construção de Brasília e de sua arquitetura.

 

Os Sertões, de Euclides da Cunha

Obra de fôlego e de importância fundamental na literatura brasileira, “Os sertões” descreve as batalhas entre o exército brasileiro da primeira fase de nossa república e os homens liderados por Antonio Conselheiro, no interior da Bahia, no episódio que ficou conhecido como Guerra dos Canudos. É um relato histórico misturado à literatura, pois Euclides da Cunha, autor, foi convidado pelo Jornal Estado de São Paulo para cobrir a  sangrenta guerra que aconteceu entre 1896 e 1897. Desse testemunho foi originado o emblemático livro.

Qual é a cara da leitura no Brasil hoje? O perfil do leitor mudou bastante nos últimos anos, principalmente com a internet e as bibliotecas digitais. Confira então o nosso infográfico com o perfil do leitor brasileiro e fique por dentro de tudo. 

Essa foi a nossa lista com os 5 melhores livros de História do Brasil. Todos eles estão disponíveis na Árvore de Livros. Claro que existem diversas obras que ficaram de fora e que também merecem destaque, mas com o intuito de abordar diversos temas e visões diferentes, acabamos chegando a esses títulos no final. E para você, qual o melhor livro de história do Brasil? Algum ficou de fora? Deixe nos comentários sua opinião.

A Árvore de Livros, por se tratar de uma plataforma de leitura, além de disponibilizar um montão de livros para os seus alunos, também mantém registros das suas leituras para que você possa descobrir como eles tem se desenvolvido com praticidade e sem tomar o tempo da aula. Avaliações contínuas, como o relatório de leitura, são fundamentais para verificar o desenvolvimento dos alunos e encontrar pistas de como ajudá-los a aprender mais. A Árvore de Livros oferece os recursos que você precisa para acompanhar os seus alunos sem gerar trabalho extra. Entre em contato conosco!

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.