EducaçãoQual a importância da leitura na educação infantil? 5 benefícios de incentivar esse hábito

30 de agosto de 2016

O incentivo ao hábito da leitura pelas crianças precisa começar o mais cedo possível. Mas qual a importância da leitura na educação infantil? A infância é a época propícia para a formação de bons hábitos e os pais e professores que cercam a criança nos primeiros anos de educação terão papel fundamental na formação desses...

O incentivo ao hábito da leitura pelas crianças precisa começar o mais cedo possível. Mas qual a importância da leitura na educação infantil?

A infância é a época propícia para a formação de bons hábitos e os pais e professores que cercam a criança nos primeiros anos de educação terão papel fundamental na formação desses hábitos positivos. E a leitura é um hábito que precisa ser incentivado em primeiro lugar e constantemente nutrido.

Quem nunca observou o fascínio que as histórias infantis exercem até mesmo nas crianças que ainda nem começaram a falar? Ainda sem compreender a trama da história, a criança desfruta do momento de afeto compartilhado durante a narrativa e se encanta com o som e a entonação da voz do adulto. E a medida que a criança cresce, o hábito e a importância da leitura continuam proporcionando o desenvolvimento da criatividade, das emoções e da capacidade cognitiva.

Quer entender mais sobre a importância da leitura na educação infantil? Confira!

Leia mais6 ações fundamentais para se incentivar a leitura na escola

A importância da leitura na infância: fase pré-escolar

Mesmo antes de aprender a ler, a criança vai adorar ouvir histórias, manusear os livros e admirar as gravuras coloridas.

Veja alguns benefícios que destacam a importância da leitura para as crianças, nessa fase da vida infantil:

  • Ao compartilharem a intimidade gostosa do momento da leitura, a criança e o adulto fortalecem os laços afetivos;
  • Crianças que são expostas à leitura desde antes da idade Pré-escolar têm mais chances de se sair bem em todas as fases da educação formal;
  • Ao acompanhar a voz do narrador e observar a articulação e os sons das palavras, a criança se sente motivada a imitar o adulto e a falar corretamente;
  • A criança desenvolve as habilidades de comunicação e amplia seu vocabulário;
  • O pensamento lógico da criança é incentivado;
  • Ouvindo histórias, a criança desenvolve a capacidade de concentração e a disciplina;
  • A criança aprende a lidar com as emoções narradas nas histórias.
Importância da leitura para as crianças: fase escolar
1. Vocabulário

O enriquecimento do vocabulário é uma das vantagens mais imediatas que o hábito da leitura proporciona e que reforça a importância da leitura na educação infantil.

Ao ler e observar o emprego de palavras então desconhecidas, a criança assimila a grafia correta e o contexto em que são usados os novos termos. O resultado é a ampliação do vocabulário e o enriquecimento da escrita.

2. Criatividade

O estímulo à criatividade é outro benefício advindo da leitura, não só na idade escolar, mas em todas as fases da vida.

A literatura estimula a imaginação, incentiva a criança a criar suas próprias histórias e a aplicar o conhecimento adquirido em novas situações de vida.

Isso mostra que valorizar a importância da leitura na educação infantil ajuda no crescimento individual do aluno em todo processo educacional.

Leia tambémAprenda como escolher livros para crianças de acordo com sua idade

3. Interpretação de textos

A interpretação de textos é outra habilidade que destaca a importância da leitura na educação infantil. Com o hábito de ler e com a bagagem acumulada com a leitura ao longo do tempo, a criança aprende a interpretar o que lê, além de desenvolver o senso crítico.

4. Conhecimento

Através dos livros, a aprendizagem rompe as fronteiras da sala de aula e leva as crianças a acumularem conhecimentos que serão úteis durante toda a vida estudantil, formando a base para o futuro profissional e pessoal.

5. Consciência

O hábito da leitura leva à formação de cidadãos mais conscientes. Afinal, os livros convidam a criança a um mergulho em mundos, raças e culturas diversas, levando ao respeito pela diversidade e a uma postura empática em relação ao que é diferente.

A leitura proporciona ainda uma expansão da consciência e estimula o senso crítico, qualidades fundamentais para o despertar da cidadania. Então, pense nos livros como portas abertas para o universo. Entenda a importância da leitura na educação infantil para o desenvolvimento das crianças e incentive esse hábito desde a mais tenra idade.

E aí, o que você tem a acrescentar sobre a importância da leitura na educação infantil? Enriqueça o nosso post com o seu comentário!

 

teste-gratis-arvore-livros-escolas

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: