EducaçãoComo utilizar a tecnologia em sala de aula?

13 de dezembro de 2016

Investir em recursos tecnológicos é uma necessidade em todas as áreas. No ambiente escolar não é diferente, mesmo que ainda haja resistência da coordenação e dos professores quanto ao uso de dispositivos móveis dentro das escolas. A questão é saber aproveitar a tecnologia em sala de aula a favor da educação, servindo de complemento e...

Investir em recursos tecnológicos é uma necessidade em todas as áreas. No ambiente escolar não é diferente, mesmo que ainda haja resistência da coordenação e dos professores quanto ao uso de dispositivos móveis dentro das escolas. A questão é saber aproveitar a tecnologia em sala de aula a favor da educação, servindo de complemento e estímulo para o processo de aprendizagem.

Encontrar meios de unir esses dois fatores é fundamental para que a escola e o aluno estejam inseridos na realidade digital, utilizando ferramentas que tragam benefícios, aumentem a sua capacidade produtiva e melhorem seu desempenho.

Confira a seguir algumas dicas de como os professores podem usar recursos tecnológicos para aproximar e motivar seus alunos.

Aulas mais dinâmicas

Não é difícil imaginar que uma rotina intensa de estudos pode ser bastante desgastante, fazendo com que os professores estejam sempre buscando maneiras de chamar a atenção dos alunos e motivá-los.

Investir em infraestrutura tecnológica já é realidade na grande maioria das instituições de ensino. Computadores, televisões e projetores são equipamentos extremamente necessários para viabilizar aulas mais dinâmicas, criativas e atraentes.

Isso não quer dizer que lousas e livros devem ser abandonados, mas utilizados em conjunto com outros recursos. Há vários aplicativos, por exemplo, que possibilitam a criação de aulas com conteúdos multimídia (textos, vídeos, áudios e imagens) e permitem, ainda, a gravação dessas aulas para que os alunos consigam acessar em outro momento.

Matemática eletrônica

O desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático ainda demanda muito os métodos tradicionais — livro, papel, régua, lápis e borracha para fazer e refazer contas ou gráficos. Porém, a partir dos conceitos absorvidos, é importante aprender também a lidar com recursos eletrônicos que otimizam o nosso tempo e ajudam a resolver questões maiores.

O domínio de ferramentas como calculadores e planilhas eletrônicas é cada vez mais uma demanda do mercado de trabalho. Criar atividades que combinem o conhecimento adquirido com a aplicação virtual pode trazer desafios muito interessantes para os alunos!

Mapas interativos

A tecnologia trouxe o mundo para mais perto de nós. O acesso a diferentes lugares e culturas por meio da internet felizmente possibilita um estudo muito mais rico para os estudantes do que as tradicionais enciclopédias no passado.

Essa evolução deve ser aproveitada, promovendo um contato prático do aluno com o mundo por meio de plataformas e outras mídias interativas que fornecem imagens e informações em tempo real de paisagens, solos, vegetações, construções históricas, etc.

Leitura digital

Os livros digitais apresentam diversas vantagens como a facilidade de acesso e transporte, o baixo preço e a disponibilidade de conteúdos complementares.

Há muitas opções interativas com grandes acervos que permitem que o professor acompanhe, inclusive, o desempenho de cada aluno e suas preferências literárias, como é o caso da Árvore de Livros.

leitura digital não está restrita somente aos livros! O professor pode estimular a leitura e a produção de textos através dos blogs e das redes sociais, criando debates e oportunidades para cada um expressar a sua opinião e gerando conteúdo relevante.

Gostou de conhecer novas maneiras de utilizar a tecnologia em sala de aula? Para continuar se atualizando sobre esse e outros temas, assine já a nossa newsletter!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: