EducaçãoComo revolucionar sua aula com atividades de alfabetização digitais?

7 de março de 2017

Muito mais do que conceitos básicos de gramática e interpretação de texto, os alunos de hoje precisam ter, na escola, acesso a recursos tecnológicos para a vida em nossa sociedade cada vez mais conectada. Nesse contexto, desenvolver atividades que proporcionem a interação dos alunos com ferramentas digitais é parte de um processo que deve começar...

Muito mais do que conceitos básicos de gramática e interpretação de texto, os alunos de hoje precisam ter, na escola, acesso a recursos tecnológicos para a vida em nossa sociedade cada vez mais conectada.

Nesse contexto, desenvolver atividades que proporcionem a interação dos alunos com ferramentas digitais é parte de um processo que deve começar desde os primeiros anos da criança na escola. Pensando nisso, preparamos um texto com algumas dicas para você revolucionar sua aula com atividades de alfabetização digital. Confira!

Fale para o seu aluno o propósito daquilo que está fazendo

É muito mais fácil assimilarmos alguma coisa quando conseguimos enxergar uma finalidade ou traçar um objetivo. Ao inserir atividades de alfabetização digital em sala de aula, é importante que o aluno tome conhecimento, por intermédio do professor, dos motivos pelos quais a tecnologia está sendo sua aliada nesse processo.

Assim, ele não confundirá a presença dessas ferramentas como sendo propósito principal das aulas, nem encará-las como uma forma de entretenimento.

Ensine-os a navegar em meio a tantos recursos

O princípio básico da navegação é estabelecer uma direção. Assim, apresentar aos seus alunos as principais ferramentas de comunicação, mostrar como usá-las, introduzir na aula softwares que possibilitam a manipulação de textos e diversos outros aplicativos úteis para sua vida em sociedade são formas de indicar como navegar em um mar de informações.

Dessa forma, você estará ajudando-o a desenvolver habilidades como aprender a aprender, utilizar as informações que apreender e a resolver problemas.

Tire proveito da tecnologia e mostre suas vantagens

Na era da tecnologia, as crianças, desde muito cedo, aprendem a manusear os mais diversos aparelhos eletrônicos.

Por isso, seus alunos certamente não irão ter “bloqueios” ao serem submetidos a ferramentas digitais dentro de sala de aula. O professor deve tirar proveito desse fato, mostrando à turma as vantagens de utilizar a tecnologia em sua aprendizagem.

Estimule a leitura através de ferramentas digitais

Desenvolver o hábito da leitura certamente é um dos maiores desafios dos professores do século XXI — mas eles podem alcançar esse objetivo mais facilmente se tiverem a tecnologia como aliada.

Entre a leitura de um livro impresso convencional e o mesmo livro no formato digital, é muito provável que a criança optará pelo livro digital — que trazem praticamente os mesmos benefícios da leitura em um livro impresso. Eles, entretanto, também trazem vantagens próprias do formato — como recursos interativos, que atrairão os alunos com maior facilidade.

Viu só? Atividades de alfabetização digital podem ser muito melhor exploradas se você explorar recursos tecnológicos dentro da sala de aula! Fazer com que os alunos compreendam a importância desses recursos para sua formação — e, também, que eles podem facilitar esse processo — é fundamental para eles obterem êxito no processo de aprendizagem.

Portanto, dar dicas de recursos a serem utilizados e estimular hábitos saudáveis de estudo através de aparelhos tecnológicos, como a leitura em livros digitais, é essencial para que eles passem a compreender o verdadeiro papel da tecnologia em suas vidas.

Gostou do post de hoje? Como você utiliza a tecnologia na sala de aula? Quer mais dicas de como aprimorar cada vez mais o seu trabalho? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: