EducaçãoComo a tecnologia na educação está mudando as salas de aula

13 de junho de 2016

Disputar a atenção dos alunos com o ambiente digital é uma realidade nas salas de aula. O crescente uso de smartphones e tablets coloca nas mãos dos estudantes um mundo sem limites de distrações — mas também de possibilidades infinitas. É possível usar a tecnologia para transformar a sala de aula, estimular a participação e...

Disputar a atenção dos alunos com o ambiente digital é uma realidade nas salas de aula. O crescente uso de smartphones e tablets coloca nas mãos dos estudantes um mundo sem limites de distrações — mas também de possibilidades infinitas.

É possível usar a tecnologia para transformar a sala de aula, estimular a participação e melhorar o desempenho acadêmico — além de tornar o ensino mais prazeroso e produtivo para professores e alunos.

Continue a leitura do artigo e veja como o uso da tecnologia na educação pode melhorar suas aulas e o aprendizado dos seus alunos!

Acesso a acervos sem limites

A internet disponibiliza uma infinidade de possibilidades de acesso a livros, pesquisas e documentos que enriquecem o aprendizado. Estimular e ensinar os alunos a encontrar informações de qualidade nesse mar de dados é também prepará-los para o olhar crítico desse mundo que transpassa o seu cotidiano.

Um ótimo exemplo são as plataformas de bibliotecas digitais, como a Árvore de Livros. Esta é um filtro excelente que oferece um universo qualificado de obras que não caberiam em uma biblioteca física escolar — e com a vantagem de funcionar 24 horas por dia, sem filas para empréstimo. Isso significa que você pode escolher uma obra com a certeza de que todos os alunos terão acesso a ela no tempo indicado para a tarefa.

Aumento de empatia e participação

Utilizar a tecnologia na educação, como ferramenta auxiliar na fixação de conteúdo, pode gerar uma percepção nos alunos de proximidade entre o que é ensinado nas aulas e o que eles vivenciam no dia a dia, o que estimula a participação.

Há aplicativos que podem ser trabalhados em diferentes contextos e níveis de aprendizado – o Letterschool, por exemplo, ajuda alunos da alfabetização a criarem familiaridade com números e letras; o MathBoard oferece exercícios de matemática em diferentes níveis; e o TED traz palestras e aulas motivacionais gratuitas.  O resultado são alunos mais interessados e dispostos a contribuir com as discussões.

Estímulo ao compartilhamento de informações

Os trabalhos em grupo sempre foram ferramentas fundamentais no ensino da colaboração e desenvolvimento de atividades em equipe. E há uma grande vantagem em incorporar a tecnologia nesse processo. Há aplicativos para celular e tablet, como o Box, que permitem criar pastas e baixar arquivos, favorecendo a troca de informações – além de ser possível fazer comentários e promover o debate entre alunos e professor.

O Trello é outro aplicativo que pode ser usado nos trabalhos de grupo – funciona como um caderno virtual e pode ser utilizado para planejar e distribuir tarefas.

Aumento da criatividade

A pesquisa e o contato com diferentes ferramentas digitais estimula a criatividade de professores e alunos. Softwares e aplicativos são fontes de novas ideias e podem ser incorporados em diferentes atividades, como criação de videoaulas, diários de classe, apresentação de trabalhos etc.

O uso da tecnologia na educação é um caminho sem volta e não há razões para hesitar em aproveitar todos os benefícios que essas plataformas e ferramentas trazem para o aprendizado de professores e alunos.

Quer saber mais sobre como aplicar o uso da tecnologia na sala de aula? Agende uma demonstração e saiba como nossa biblioteca virtual pode ser um ganho de qualidade para sua instituição.

 
Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: