EducaçãoCASE – ASSOCIAÇÃO CRESCER SEMPRE

9 de agosto de 2018

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE CASE? Neste case, vamos mostrar como os nossos parceiros da Associação Crescer Sempre trabalharam junto à Guten para implementar uma solução digital de leitura que apresentasse conteúdo de qualidade apto a atender às demandas do Projeto Jovem Crescer, que contempla aulas de contraturno para alunos de 8º e 9º...

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE CASE?

Neste case, vamos mostrar como os nossos parceiros da Associação Crescer Sempre trabalharam junto à Guten para implementar uma solução digital de leitura que apresentasse conteúdo de qualidade apto a atender às demandas do Projeto Jovem Crescer, que contempla aulas de contraturno para alunos de 8º e 9º ano e trabalha as áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Habilidades Socioemocionais.

 

SOBRE A ASSOCIAÇÃO CRESCER SEMPRE

O Crescer Sempre é uma instituição que visa transformar a comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, por meio da educação. Há 20 anos na comunidade, a associação atua com Educação Infantil, projetos de contraturno para 8º e 9º anos, Projeto Jovem Crescer, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. Veja o site do Crescer Sempre aqui.

 

O DESAFIO

O principal desafio da Crescer Sempre era proporcionar aos alunos do projeto Jovem Crescer conteúdo de qualidade que ajudasse os professores a trabalhar o que estava previsto no cronograma. Sendo assim, era necessária uma solução que apresentasse:

Conteúdo adequado para ser usado em sala de aula, atendendo às necessidades da grade escolar;
Formato atrativo, que chamasse a atenção dos estudantes;
Apoio aos professores para garantir os bons resultados adquiridos com a solução.

 

A SOLUÇÃO

Tendo em vista os objetivos a serem alcançados, elaboramos uma estratégia em conjunto com a Crescer Sempre e esse plano envolveu:

– O acesso a conteúdo jornalístico, crônicas e tirinhas com linguagem adequada aos estudantes e temas que permitem o trabalho interdisciplinar;
– A disponibilização de atividades pedagógicas gamificadas capazes de engajar os alunos;
– O fornecimento de relatórios completos de monitoramento das habilidades de leitura para professores e gestores;
– O compartilhamento de material da equipe pedagógica da Guten para ajudar no planejamento de novas intervenções de acordo com as demandas das turmas ou mesmo em intervenções customizadas, de aluno a aluno;
– A capacitação de professores e gestores para realizarem o melhor aproveitamento da ferramenta.

Dessa forma, solucionamos o problema da Crescer Sempre, que encontrou conteúdos de qualidade que deram apoio para o estudo do gênero jornalístico com os 9ºs anos, de crônica com os 8ºs anos e que dará apoio para o estudo de tirinhas no segundo semestre de 2018, também com os 8ºs anos. Embora não haja uma frequência determinada de uso do Guten News, os professores a utilizam, em média, uma vez por semana e pedem que os alunos realizem sequências didáticas do Guten News em casa. Verificou-se que os estudantes se sentiram engajados com a solução e adquiriram familiaridade com a plataforma ao longo do primeiro semestre. Continuaremos trabalhando para fornecer os melhores recursos para a Associação Crescer Sempre nessa empreitada.

O que eu encontrei como principal vantagem foi a acessibilidade da linguagem para os alunos e os assuntos, que também são interessantes para eles. (…) E também, o fato de eles estarem fazendo as atividades lá na plataforma. Com isso a gente consegue ter muitos dados… De quem está fazendo, de quem não está fazendo. Isso tudo também ajudou. 

 

 Taila Virgine Costa
Professora de Língua Portuguesa

 

 

 

Clique aqui e leia a reportagem sobre o ensino do gênero crônica para os 8ºs anos.

 

Quer resultados assim para a sua escola? Nós podemos fazer o mesmo por você.

Converse agora com um dos especialistas da Guten!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: