EducaçãoConfira 4 brincadeiras para trabalhar emoção com crianças

25 de maio de 2021

Diariamente, as crianças transmitem diversos tipos de emoções. Mas nem sempre elas sabem como lidar com esses sentimentos durante a rotina, seja em casa, na escola ou com amigos. Por isso, os professores e os pais devem dedicar um período do aprendizado para ensinar os efeitos de cada uma na vida dos pequenos.  Para deixar...

Diariamente, as crianças transmitem diversos tipos de emoções. Mas nem sempre elas sabem como lidar com esses sentimentos durante a rotina, seja em casa, na escola ou com amigos. Por isso, os professores e os pais devem dedicar um período do aprendizado para ensinar os efeitos de cada uma na vida dos pequenos. 

Para deixar essa atividade mais fácil, listamos diversas brincadeiras para crianças. Aqui, optamos por alternativas que podem ser aplicadas em qualquer ambiente, de um jeito prático e bastante divertido. 

Vale a pena conhecer as brincadeiras para trabalhar emoção e deixar esse momento do aprendizado mais tranquilo.  

1 – Olhando para o espelho 

A primeira atividade é bem simples e não exige grandes investimentos. Ela é indicada para trabalhar tanto em casa como em sala de aula. O professor ou os pais devem colocar um espelho na frente do pequeno e pedir para ele fazer vários tipos de expressões. As mais comuns são: alegria, tristeza, raiva, timidez e calma. 

Em seguida, observe as expressões e peça para que a criança desenhe o formato que mais gostou ou aquele que foi mais desafiador. Dessa forma, ela consegue conhecer detalhes do seu corpo. 

Você pode ainda ensinar outros tipos de emoções para a criança, como: admiração, adoração, alívio, ansiedade, calma, confusão, desejo, espanto, estranhamento, horror, satisfação, surpresa e tédio. Uma dica interessante é explicar para os pequenos quais são os significados de cada uma e de que forma eles podem influenciar em nossas relações, seja em casa, trabalho ou na própria escola. 

2 – Mímica 

A mímica é uma brincadeira clássica e ajuda a trabalhar as emoções dos pequenos. Além disso, ela traz outros benefícios interessantes, como: melhora a coordenação motora, ajuda na sociabilização, potencializa a expressão, aprimora a concentração e a imaginação. 

Você pode pedir para uma criança escolher uma expressão e fazer uma mímica que representa o sentimento. Em seguida, os outros participantes devem adivinhar qual é o sentimento que está sendo compartilhado naquele momento. Sem dúvidas, a atividade será bastante interessante. 

Leia também: Como melhorar as habilidades emocionais dos alunos com o mindfulness

3 – Pintura e música 

A próxima atividade da nossa lista melhora a criatividade, traz bastante diversão para os pequenos e permite trabalhar as emoções de um jeito descontraído. Com a pintura, a criança pode criar vários tipos de emoções. Esse processo também pode ser feito com canetinha, lápis ou giz. 

Você pode conduzir a atividade e escolher uma tonalidade que expresse cada sentimento. Muita gente não sabe, mas a maioria das pessoas define tonalidades vibrantes e fortes para sentimentos positivos e as tonalidades mais escuras para os sentimentos negativos.

Neste momento, o mestre da brincadeira deve deixar os pequenos pintarem com autonomia e, em seguida, peça para que eles informem o que sentiu em cada pintura. 

A música também é outra alternativa interessante. O professor ou os pais podem colocar para tocar uma canção triste, alegre ou calma e pedir para os pequenos identificarem qual sentimento que ela representa. Quando a criança trabalha com música, ela melhora a criatividade, a coordenação motora, disciplina, entre outros benefícios. 

4 – Tirar selfies 

Uma das atividades preferidas entre os pequenos e os adultos também são indicadas para trabalhar as emoções. O simples ato de tirar selfie ajuda as crianças a entenderem os tipos de expressões que eles podem transmitir para as outras pessoas. 

Você deve pedir para o seu filho ou o seu aluno tirar selfie com vários tipos de emoções, como triste, com raiva, com medo ou com falta de paciência. Em seguida, identifique cada expressão com os pequenos e mostre de que forma ela pode influenciar em suas relações com amigos, familiares, professores e colegas de escola. 

Aqui, desenvolvemos as melhores brincadeiras para trabalhar a emoção dos pequenos. O mais indicado é testá-las em seu dia a dia e buscar outras alternativas interessantes para surpreender as crianças diariamente. 

 

Este artigo foi desenvolvido pelo blog Tire a Sua Dúvida. Um portal que compartilha orientações interessantes com pais e professores para que eles possam ter um relacionamento mais próximo com as crianças.

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: