EducaçãoApp para escola: saiba como eles contribuem para um ensino de qualidade

30 de abril de 2019

Existem hoje aplicativos com as mais diferentes finalidades, e cada um deles contribui para facilitar a nossa vida, à sua maneira. Felizmente, os avanços da tecnologia também chegaram à criação de soluções voltadas à educação. A partir daí, surgiram diversos apps para escolas, cada um com propostas e funcionalidades diferentes. Alguns podem ser utilizados para...

Existem hoje aplicativos com as mais diferentes finalidades, e cada um deles contribui para facilitar a nossa vida, à sua maneira. Felizmente, os avanços da tecnologia também chegaram à criação de soluções voltadas à educação. A partir daí, surgiram diversos apps para escolas, cada um com propostas e funcionalidades diferentes.

Alguns podem ser utilizados para organizar tarefas e atividades do professor ou gestor escolar, por exemplo, enquanto outros podem ser usados para que os alunos tenham um contato lúdico com a matéria ensinada em sala de aula.

Então, a sua instituição já utiliza essas ferramentas? Se não, continue esta leitura! Trouxemos aqui alguns exemplos de opções existentes no mercado e os principais benefícios que elas podem trazer ao processo de aprendizagem.

Como um app para escola pode contribuir para um ensino de qualidade?

Organização e gestão do ensino: Google Classroom

Com essa solução, também chamada de Google Sala de Aula, o professor tem uma série de ferramentas para elaborar e gerenciar atividades. É possível criar turmas, distribuir tarefas, disponibilizar documentos ou apresentações para edição colaborativa e até projetar o resultado do trabalho em um quadro digital.

Ela também pode ser integrada a outros aplicativos muito usados pelos professores, como o Classcraft. É possível, por exemplo, importar os dados dos alunos e transformar as tarefas atribuídas no Google Classroom em missões. Assim, elas se tornarão uma parte do jogo no Classcraft, e sua realização contará pontos para o usuário.

Outra possibilidade é integrá-lo ao Quizizz. Com isso, além de transformar as questões sobre a matéria em um jogo interativo, o desempenho dos alunos será computado e enviado automaticamente ao professor, tornando muito mais fácil a avaliação dos estudantes.

Customização do ensino: ScootPad

Esse aplicativo apresenta uma plataforma adaptativa para a aprendizagem de Matemática, além de utilizar os princípios da gamificação para engajar os alunos em suas atividades. As questões que eles recebem não são nem complicadas, nem fáceis demais: têm o grau de dificuldade adequado para que o estudante tenha um domínio progressivo do conteúdo.

A abordagem de cada tema começa com instruções passo a passo, para ajudar os estudantes a entenderem o conceito. A seguir, a plataforma apresenta atividades e, de acordo com os erros e acertos das crianças, consegue se adaptar para criar uma trajetória de aprendizagem desafiadora, mas possível. Assim, o aluno se sente estimulado.

Imersão no conhecimento: Google Expeditions

O Google realmente tem procurado criar soluções inovadoras para a educação. Outra dessas iniciativas é o Google Expeditions, que permite explorar uma série de ambientes por meio da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (RA).

Com ela, o professor é capaz de escolher os mais de 900 tours virtuais que o aplicativo já oferece e levar os seus alunos para conhecer a Grande Muralha da China, o Coliseu Romano, dinossauros gigantes da Pré-História ou mesmo uma floresta de neurônios. Tudo isso sem sair da sala de aula!

Desenvolvimento do hábito de leitura: GutenNews

Guten News é uma excelente opção para quem quer promover o engajamento das crianças com a leitura. Isso porque ele utiliza notícias que estão em alta no momento, redigidas por uma equipe de jornalistas da Guten, em linguagem acessível, despertando a curiosidade dos alunos. Além de reportagens e fatos sobre o Brasil e o mundo, a ferramenta traz matérias referentes a Bem-Estar, Ciência, Tecnologia, Cultura e Comportamento, bem como quizzes, jogos de detetives e atividades de associação sobre os textos.

Essas atividades são elaboradas pela equipe pedagógica da Guten, que planeja cada uma delas para que as crianças ativem seus conhecimentos prévios e participem de uma trilha de descoberta que as levará à plena compreensão do texto. São exploradas ainda questões como gênero textual e intertextualidade, sempre de forma divertida.

Enfim, dá para ver que são bem diversas as opções de app para escola, certo? Com elas, é possível incentivar novas descobertas, despertar o interesse dos alunos e promover a construção do conhecimento.

Essas mudanças já estão acontecendo na sua instituição? Então, que tal conhecer melhor a Guten, conversar com os nossos especialistas e entender como é possível proporcionar uma jornada de descoberta aos seus alunos? Aguardamos o seu contato!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: