Educação6 livros para falar sobre criatividade em sala de aula

8 de setembro de 2016

Acreditamos que a leitura seja uma das melhores maneiras de estimular a criatividade. Nas indicações a seguir vamos falar sobre alguns livros que falam sobre arquitetura, música, artes plásticas e design, e podem servir como ponto de partida para o melhor entendimento sobre as práticas artísticas e até estimular a produção artística dos alunos em...

Acreditamos que a leitura seja uma das melhores maneiras de estimular a criatividade. Nas indicações a seguir vamos falar sobre alguns livros que falam sobre arquitetura, música, artes plásticas e design, e podem servir como ponto de partida para o melhor entendimento sobre as práticas artísticas e até estimular a produção artística dos alunos em sala de aula.

 

viagem-arquitetonicaMinha Viagem Arquitetônica com o Vovô | Jo Eun Jeong

O pequeno Roni parte numa viagem pela Coréia com seu avô arquiteto. Nesse passeio, o avô mostra ao neto os ícones da arquitetura coreana e os dois conversam também sobre matemática e geometria. Uma excelente maneira de falar sobre arquitetura e ainda ter contato com a cultura oriental.

 

 

 

pituluPitulu | Beatriz Myrrha

Escrito pela contadora de histórias e musicista Beatriz Myrrha, também conhecida como Bê. O pequeno índio Pitulu encontra através dos sons uma maneira de contar a seus pais suas histórias antes da invenção da palavra. Bê criou a história para abrir uma aula de História da Música, na aula a história era narrada pela Bê e sonorizada pelas vozes da turma e por objetos reaproveitados como instrumentos musicais. O livro é ilustrado com pinturas do artista plástico Léo Maciel.

 

 

 

aliceAventuras de Alice no País das Maravilhas com ilustrações de Yayoi Kusama | Lewis Carroll

Nesta versão, o clássico de Lewis Carroll, é ilustrado pela artista japonesa Yayoi Kusama. A artista é um dos principais nomes da arte contemporânea mundial e suas ilustrações encantam não só as crianças como também os adultos. Outro ponto alto do livro é a diagramação. As letras variam de tamanho de acordo com a intensidade da história, transformando a leitura em uma experiência sensorial.

 

 

 

 

gutoDesenhos de Guto Lacaz Joe Shooman

O livro reúne 80 das ilustrações que o designer e ilustrador publicou na seção “Um desenho” da revista Caros Amigos por mais de 15 anos. As ilustrações non sense e bem humoradas brincam com situações cotidianas. Um jeito descontraído para falar sobre cotidiano e incentivar a produção artística dos alunos.

 

 

 

 

 

 

sylviaDesenhos  Sylvia Plath

Em Desenhos, podemos conhecer outra faceta da poeta Sylvia Plath. Os desenhos foram feitos entre os anos de 1956 e 1957 e vêm acompanhados de cartas da própria autora comentando os trabalhos. Os desenhos são delicados e mostram uma fase alegre e entusiasmada da autora.

 

 

 

menino

 

Os Hai Kais do Menino Maluquinho | Ziraldo

O livro une as ilustrações do Ziraldo a poemas simples de três linhas, uma adaptação dos tradicionais Hai Kais japoneses. Aborda a poesia de forma simples através do personagem Menino Maluquinho, um dos mais carismáticos da literatura infanto juvenil brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.