Educação5 razões pelas quais o livro digital amplia o acesso de crianças e jovens periféricos ao conhecimento

14 de junho de 2017

A popularização dos livros digitais trouxe uma série de vantagens para leitores de todo o mundo e uma das maiores pautas a favor da expansão desses meios é a democratização do acesso a informação e conhecimento. Sabe-se que a parcela da população brasileira com menor índice de escolaridade, e consequentemente de acesso à leitura, é...

A popularização dos livros digitais trouxe uma série de vantagens para leitores de todo o mundo e uma das maiores pautas a favor da expansão desses meios é a democratização do acesso a informação e conhecimento. Sabe-se que a parcela da população brasileira com menor índice de escolaridade, e consequentemente de acesso à leitura, é composta pelas classes mais pobres, moradoras das periferias e favelas do país. Esta situação se agrava na região norte e nordeste do Brasil, onde um grande número de pessoas não possui ao menos a educação básica.

Diante desta situação, listo abaixo 5 motivos pelos quais os livros digitais podem ampliar o acesso de crianças e jovens periféricos ao conhecimento.

1. Diminuição de custos

Os livros digitais apresentam baixo ou nenhum custo, e o fator preço é essencial nesse processo de leitura de pessoas que tem de escolher bem seus gastos.

2. Menos necessidade de espaço físico

Muitas escolas e instituições de ensino contam com pouco ou nenhum espaço físico para bibliotecas. Com a ampliação dos livros digitais tais espaços passam a ser ressignificados, tendo em vista a possibilidade da criação de bibliotecas virtuais, por exemplo. Um jovem pode andar com mais de mil livros dentro de sua mochila, armazenados em seu e-reader, tablet, smartphone, notebook ou outro meio.

3. Bibliografia acadêmica mais acessível

Queixa constante de jovens que cursam universidades, mestrados ou doutorados é a grande carga de leitura e o custo desta bibliografia. A presença digital torna esse processo muito mais confortável para o estudante, tanto financeiramente como psicológicamente, tendo em vista a frustração que muitos adquirem ao não poder arcar com todo o material de leitura.

4. Ampliação do compartilhamento

Os livros digitais oferecem opções muito úteis como as marcações sem comprometimento da leitura. Outro aspecto positivo é a facilidade com que este formato pode ser compartilhado e tendo isso em vista podemos chegar a um cenário onde, por exemplo, um jovem pode estudar em conjunto com amigos, partilhando suas observações diretamente nos textos .

5. Questão ecológica

A causa ambiental ainda está se ampliando nas periferias e o livro digital é um ótimo motivo para propor este debate. As crianças e jovens podem aprender sobre o consumo consciente, produção de lixo, reciclagem e demais temas pertencentes a este debate a partir de experiências com dispositivos eletrônicos.

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: