Educação4 tendências da tecnologia na educação de grande impacto

20 de dezembro de 2016

O uso constante da internet modificou não só a forma com a qual acessamos a informação, mas também as relações que estabelecemos com o aprendizado e com as pessoas. A escola não pode deixar de usar essas novas ferramentas como instrumentos de ensino, auxiliando, inclusive, os alunos a utilizarem os recursos com sabedoria. As novas tendências...

O uso constante da internet modificou não só a forma com a qual acessamos a informação, mas também as relações que estabelecemos com o aprendizado e com as pessoas.

A escola não pode deixar de usar essas novas ferramentas como instrumentos de ensino, auxiliando, inclusive, os alunos a utilizarem os recursos com sabedoria. As novas tendências da tecnologia na educação podem ser usadas para causar grande impacto na forma que se ensina.

Para que se pense sempre em dinamizar as aulas, tornando-as mais próximas dos alunos — já tão habituados com a tecnologia no dia a dia —, no post de hoje, daremos 4 sugestões de uso eficaz da tecnologia para acrescentar às aulas e tornar o ensino ainda mais interessante. Confira!

1. Gamification

Muito já se falou em gamification, mas nem todos os professores e escolas colocaram em prática essa tendência para a educação dos novos tempos. Gamification consiste em inserir jogos para tornar o processo de ensino mais dinâmico e mais interessante para os alunos.

Mas, se pensa que basta utilizar jogos educativos na educação, engana-se. A ideia é que os professores construam as aulas como se os alunos estivessem numa verdadeira busca pelo conhecimento. Uma boa ideia para colocar a gamification em prática é criar projetos junto a professores de outras áreas para estimular a criatividade de moçada e fazer com que enxerguem as interdisciplinaridades.

2. Livros digitais

Embora os livros tradicionais ainda façam parte da vida dos alunos, os livros digitais vieram para ficar. Muito mais práticos, pois podem ser lidos em tablets, e-readers e até no celular, os livros digitais chamam ainda mais a atenção dos alunos e os professores podem acompanhar se a leitura está realmente sendo feita.

Outra facilidade é em realizar a escolha dos livros, já que, ao contrário de uma biblioteca comum, são fáceis de serem escolhidos e evitam que seja preciso consultar catálogos de livros.

3. Realidade aumentada

A realidade aumentada está se tornando cada vez mais presente na vida dos alunos, por meio dos jogos a que eles estão tendo acesso. É algo que chama muito a atenção deles e que pode ser bem utilizado em sala de aula.

Nas aulas de literatura, por exemplo, é possível promover o contato dos alunos com personagens de histórias que estejam lendo e interagir com eles. É uma boa maneira de engajar a turma para que se interessem e participem ainda mais das aulas.

4. Big data

Estamos todos à mercê do excesso de informação. No entanto, é preciso saber olhar com critério para tudo o que recebemos via internet, e o professor pode se colocar no lugar do mediador desse processo.

Como fazer com que os jovens aprendam a pesquisar informações relevantes para elaborar um trabalho escolar? Como fazer com que eles identifiquem em quais informações devem confiar? A atuação do professor pode ser a de suscitar o senso crítico dos alunos para que eles consigam conviver com a informação de maneira saudável.

O que achou de conhecer as tendências da tecnologia na educação? Pretende aplicar algumas delas em suas aulas? Conte suas experiências com tecnologia no ensino aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: