Educação4 motivos para começar a usar e-books na sala de aula

29 de novembro de 2016

Muito já se discutiu sobre a possibilidade de os livros deixarem de existir em poucos anos. A interatividade e o acesso cada vez mais fácil a recursos multimídia passaram a ser vistos como vilões que nos afastariam dos livros e do conhecimento transmitido pela escola. No entanto, o que de fato estamos vendo é a adoção...

Muito já se discutiu sobre a possibilidade de os livros deixarem de existir em poucos anos. A interatividade e o acesso cada vez mais fácil a recursos multimídia passaram a ser vistos como vilões que nos afastariam dos livros e do conhecimento transmitido pela escola. No entanto, o que de fato estamos vendo é a adoção de diferentes suportes para apoiar a aprendizagem, como é o caso do uso de e-books na sala de aula e, também, de outros recursos tecnológicos que, de maneira geral, já fazem parte da vida dos estudantes.

O uso de e-books é, justamente, uma forma de aproximar os alunos do universo da leitura. Como eles podem ser lidos a partir de dispositivos móveis, estão ainda mais ao alcance das mãos de qualquer pessoa. Caso ainda tenha dúvidas sobre o uso de e-books na sala de aula, listamos 4 motivos para começar a adotar já esse recurso, deixando suas aulas ainda mais interativas e atrativas para os alunos.

1. E-books na sala de aula podem aumentar o interesse dos alunos

Como eles já são fluentes no uso de tecnologias e estão em contato com ela a todo o tempo, utilizar dispositivos móveis, ou até mesmo o computador, para fazer leituras pode ser mais um atrativo para as suas aulas. A possibilidade de interagir em ambiente virtual com o material trabalhado em sala de aula costuma aumentar o interesse dos alunos sobre o conteúdo dado, inclusive porque é possível realizar marcações e anotações pelo aplicativo.

Os e-books também permitem aulas mais dinâmicas, nas quais os alunos podem fazer buscas por palavras-chave que estejam no livro. É possível, inclusive, pensar em incluir o professor de informática para auxiliar no uso de ferramentas que os alunos não conheçam.

2. E-books têm baixo custo

E-books costumam ter um valor bem mais acessível do que os livros tradicionais, já que não são impressos e não exigem pagamento de taxa de entrega como a que é cobrada pelos correios – muitos deles são distribuídos gratuitamente. É um investimento que tanto os alunos quanto a própria escola podem fazer sem prejudicar o orçamento.

No caso da escola, o custo para atualizar a biblioteca dos alunos se tornaria menor do que o de adquirir novos volumes para uma biblioteca física.

3. Desenvolvem a consciência ambiental nos alunos

Esta é uma vantagem desta geração em relação às anteriores: nós conseguimos adquirir conhecimento sem, necessariamente, ficarmos dependentes do papel. Caso você queira trabalhar com essa questão da consciência ambiental, o uso dos e-books cai como uma luva, já que ele não é impresso como os livros tradicionais.

4. Estão sempre ao alcance

Muitos reclamam de ler livros no ônibus, mas a maior parte das pessoas consegue utilizar facilmente o celular nesse meio de transporte. Os e-books podem ser lidos em qualquer lugar em que o aluno estiver e costumam ser mais fáceis de manusear do que os livros. Além do fato de que não é preciso se deslocar até a biblioteca, fazer a retirada e lembrar-se de renovar o livro para não pagar multas.

Você já usou e-books na sala de aula? Conte sua experiência para nós aqui nos comentários!

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.