Educação100 edições

3 de maio de 2017

A semana é de imensa alegria pela centésima edição do Guten News. Em dois anos e meio de trabalho, publicamos 479 textos, sempre com a missão de oferecer conteúdo jornalístico de qualidade aos leitores. Todo o material está disponível para leitura na plataforma Guten News — a entrevista com as irmãs Klink, da edição 20,...

A semana é de imensa alegria pela centésima edição do Guten News. Em dois anos e meio de trabalho, publicamos 479 textos, sempre com a missão de oferecer conteúdo jornalístico de qualidade aos leitores. Todo o material está disponível para leitura na plataforma Guten News — a entrevista com as irmãs Klink, da edição 20, o papo com o youtuber estudioso dos ídolos negros, da edição 46, a história do tubarão que virou obra de arte, da edição 58, ou o perfil do novo presidente americano, da edição 83. É só acessar!

Para manter o ritmo, a edição 100 está recheada de conteúdo fresquinhos. Um deles fala sobre o relatório “O Bem-estar dos Estudantes”, divulgado em abril, que coloca os estudantes brasileiros entre os mais satisfeitos do mundo com as vidas que levam. O Brasil obteve 7,59 no índice de felicidade, número superior à média geral dos países participantes, de 7,31. Os jovens brasileiros estão também entre os que passam mais tempo na internet fora da escola: cerca de 190 minutos por dia.

Na área cultural, o destaque é o relançamento de dois clássicos da literatura infantil brasileira: “Chapeuzinho Amarelo” e “Os Saltimbancos”, escritos por Chico Buarque na década de 1970. O primeiro é uma fábula sobre medo, que recebeu o selo “altamente recomendável para crianças” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e que conta com ilustrações do desenhista Ziraldo. O segundo é uma história, adaptada do italiano, sobre quatro bichos maltratados que enfrentam os seus donos humanos.

O Guten News também repercute uma ação impactante: os Estados Unidos lançaram pela primeira vez sobre outra nação a maior bomba não-nuclear do mundo, chamada de “mãe de todas as bombas”. Ela foi jogada contra combatentes do grupo extremista Estado Islâmico, em uma área montanhosa do Afeganistão. O texto traz informações sobre o armamento e explica a intervenção americana no país, iniciada em 2001, logo após os ataques contra as Torres Gêmeas, em Nova York.

Outro destaque da edição centenária é a nova versão do Google Earth, o programa de computador que oferece a internautas um modelo tridimensional da Terra, montado a partir de imagens de satélites, registros aéreos e fotos terrestres. A nova ferramenta oferece 50 opções de viagens interativas, possibilidade de observar locais em formato 3D e visita a casas tradicionais de diversos povos do mundo.

Para fechar, produzimos um material especial para fãs de cosplay. É um apanhado de dicas que colhemos com a ilustradora Shi Chelminski, uma cosplayer experiente que encarna suas personagens favoritas há mais de 10 anos. Para quem quer entrar nessa onda, o guia pode ser um grande aliado. O segredo de tudo, segundo a especialista, é planejamento.

Boa leitura!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: