Acompanhamento do desenvolvimento
As plataformas tecnológicas oferecem ao professor a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, permitindo que as dificuldades encontradas pelo estudante em determinado assunto ou habilidade sejam enfrentadas. Assim, com um olhar mais assertivo sobre o desempenho de cada um, a leitura sobre o aprendizado da turma pode ser muito mais precisa.
Desse modo, criar atividades de ensino, de acordo com o interesse de cada aluno, não é mais um bicho de dez cabeças, em razão de as plataformas digitais oferecerem dados que permitem um acompanhamento individualizado, oportunizando um atendimento mais cuidadoso sobre a trajetória do aluno. Não se pode esquecer que partir do universo de vida, gostos e preferências do discente é uma recomendação de um dos maiores pedagogos do país, Paulo Freire.
Expansão do acesso
Outra vantagem do uso da tecnologia na escola é o rompimento da barreira espaço/tempo, tendo em vista que a comunicação e possibilidade de acesso às plataformas tecnológicas se expande para todos os lugares, rompendo os muros da escola.
O que trás uma mudança expressiva na concepção de aprendizagem, já que não mais se restringe a sala de aula. Esse fato também pode ser um aspecto valioso para o desenvolvimento de autonomia e responsabilidade nos alunos.
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E agora, quais são as desvantagens?
A sociologia da educação tem demonstrado que apenas a inserção das tecnologias na escola, sozinhas, não são capazes de mudar o cenário da educação no país, principalmente porque elas precisam estar aliadas a uma educação comprometida e com objetivos bem traçados.
Isso porque possuir recursos sem traçar propósitos pode ser só mais uma gotinha em um imenso oceano.
Preparação do professor
Ademais, a preparação do professor é fundamental para uma utilização efetiva desse ferramental. Algumas pesquisas têm mostrado que é muito comum que o professor utilize tecnologia no seu dia a dia, no entanto, ainda apresenta dificuldades em fazer dela uma aliada no trabalho em sala de aula.
Por isso, a gestão escolar precisa estar atenta para fomentar a formação continuada de seus profissionais, oferecendo incentivo e possibilidades para o aprofundamento do seu conhecimento, principalmente a transposição didática.
A gestão escolar, também, não pode perder de vista que a tecnologia não substitui a função do professor, pelo contrário, dá condições de uma prática mais assertiva e de proximidade, possibilitando a criatividade pedagógica, como a criação de atividades que combinam a tecnologia com outras práticas, como oficinas, feiras e expressões artísticas.
Tecnologia que faça sentido para a escola
Assim, é de igual modo necessário uma escolha responsável da gestão escolar sobre qual tecnologia investir. Por serem muitas as possibilidades, é importante estar atento, considerando o Projeto Político Pedagógico da instituição, à melhor tecnologia que responde às aspirações da escola e ao seu propósito de educação, mas que principalmente responda às necessidades e dores do professor na dinâmica de ensino.
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Por fim, o uso das tecnologias, assim como de qualquer outro recurso, possui vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas e consideradas. No entanto, não podemos menosprezar os avanços e a importância que a tecnologia em sala de aula tem acrescido para o aprendizado dos discentes, dinamizando o cotidiano escolar e ampliando seu potencial de ensino-aprendizagem.
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