Obs...
leitura
3 min
Para que a alfabetização se dê de forma significativa e contextualizada, é importante que os textos e leituras escolhidos para o processo sejam ricos, diversos e adequados às habilidades leitoras. Neste texto, trazemos possibilidades práticas e sugestões para essa jornada. Confira!
Alfabetização e leitura do mundo
Alfabetizar é mais do que ensinar sobre letras e suas combinações. Na fase escolar, de aquisição do sistema de escrita, devemos oportunizar aos nossos estudantes situações de ensino e aprendizagem sobre a linguagem, em que haja reflexão sobre a língua e seu funcionamento.
Os leitores iniciantes devem entender que nossa comunicação é feita por meio de diversos textos. A leitura do mundo precede a alfabetização. Além disso, para que o processo de alfabetização ocorra é também fundamental muita leitura, compreensão e reflexão.
A importância da escolha correta dos títulos e como fazê-la
É importante que as leituras sejam adequadas para cada nível de alfabetização. Desta forma, evita-se a frustração, facilitando também o processo para as crianças e para os educadores. Cada fase possui demandas específicas, por isso, recomenda-se cautela e reflexão na escolha. Nossa sugestão é que os seguintes critérios sejam considerados:
Presença de texto escrito
Tamanho do texto
Tipo de letras
Esses critérios deverão nortear as escolhas, buscando adequação com cada fase do processo.